Centenário da Colonização de Catuípe

 “100 Anos de Colonização de Catuípe”

É retratado em documentário por familiares dos primeiros colonizadores 

 

No último dia 3 de junho, fazendo parte das comemorações do Centenário da Colonização de Catuípe, aconteceu a exibição do documentário “100 Anos de Colonização de Catuípe,” na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Catuípe.

Em uma noite de muita emoção e alegria autoridades, famílias participantes do projeto, convidados e imprensa puderam assistir ao documentário que relata as experiências e as histórias dos pioneiros que fizeram parte da colonização do município. O filme, que exibe depoimentos, imagens e fotos mostrando um pouco a história da colonização, é uma iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Cultura, com apoio de voluntários da comunidade, sob a coordenação dos profissionais, jornalista Leandro Benetti e do fotógrafo Mauro Vieira.

Para a realização deste documentário, foram feitas inúmeras visitas, entrevistas e pesquisas em busca de material e conhecimento que pudessem complementar de forma mais rica este trabalho. “Foram muitos dias e muitas noites de trabalho, muitas histórias foram contadas; através deste documentário, foi possível viajar um pouco no tempo e rememorar tais fatos que, com certeza, é algo que vai nos marcar para sempre”, destacou a prefeita Ivete Maria kessler Burmann.

Segundo a prefeita, este é um ano marcante e intenso para os catuipanos. “Comemoramos este ano um acontecimento marcante para o nosso município, os 100 anos de Colonização, a  qual está nos proporcionando o conhecimento das nossas raízes, o reviver da nossa história, lembrando e agradecendo os primeiros colonizadores que aqui se instalaram, representados hoje pelas atuais gerações, nos espelhando nos belos exemplos de trabalho, dedicação, esforço e luta de todos que engrandecem nosso Catuípe,” disse.

Lembrando ainda que foi desenvolvida uma extensa programação de comemoração do Centenário da Colonização, no mês de maio, com a realização de vários eventos, entre eles, a inauguração da Galeria dos Ex-Prefeitos, que se encontra no hall de entrada do Centro Administrativo; sessão solene, uma homenagem prestada aos ex-Prefeitos na Câmara Municipal de Vereadores; Mostra retratando a história dos 100 Anos de Colonização exposta durante o mês de maio na prefeitura, muito visitada pela comunidade e todas as escolas do município; e, como símbolo dos 100 Anos de Colonização foi idealizada e construída uma réplica da Maria Fumaça, que se encontra junto ao jardim da Prefeitura Municipal.

Mas, as atividades relacionadas aos 100 Anos de Colonização continuam durante todo o ano.  Em setembro, o Centenário será tema do Desfile Cívico do município, o qual integra a programação oficial da Feicat; e, em outubro, mês do aniversário de emancipação de Catuípe, está programada a inauguração das novas instalações da Estação Ferroviária, totalmente recuperada e ampliada que servirá para abrigar o Museu Municipal, visando proporcionar momentos de lazer e turismo, não só para nós catuipanos, mas com certeza para toda a região.

Fotos/Texto: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Catuípe – 05/06/2015

 

_________________________________________________________________________________________________

 

Inauguração da Galeria dos Ex-Prefeitos

Evento marcante nas comemorações do Centenário da Colonização de Catuípe.

 Em uma noite memorável e marcante, a Galeria dos Ex-Prefeitos, projeto idealizado e instituído pela Administração Municipal, foi inaugurada no final da tarde de ontem, terça-feira, 19. A iniciativa tem por objetivo valorizar a trajetória do Poder Executivo e rememorar a atuação dos ex-prefeitos que exerceram papel fundamental na construção da história de Catuípe.

A solenidade foi realizada no complexo Administrativo Municipal, espaço que reuniu autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, ex-prefeitos homenageados, seus representantes, familiares, demais convidados e imprensa. A Galeria dos Ex-Prefeitos faz parte das inúmeras atividades que integram a programação do Centenário da Colonização de Catuípe, comemorado no último dia 14 de maio, cujas atividades se estendem durante todo o mês. Para marcar ainda as festividades, foi instalada também no hall de entrada da sede administrativa uma exposição com fotos e produtos retratando a história dos 100 anos da Colonização do município. Posteriormente ao ato de inauguração, a cerimônia teve sequência com a benção da réplica da Maria Fumaça, símbolo da colonização, proferida pelo padre Cenir Sturm e o pastor Silvano Zimmermann, a qual está instalada no pátio em frente à sede administrativa.

Logo após, na Câmara Municipal de Vereadores aconteceu uma Sessão Solene em homenagem aos ex-prefeitos com manifestações do presidente do Legislativo Joabel Zimmermann e demais vereadores.  Joabel abriu a Sessão considerando oportuna a homenagem aos ex-prefeitos pela importância da data, a comemoração dos 100 anos da colonização do município. “Entendemos que prestar homenagem àqueles que, durante suas gestões, trabalharam em prol do desenvolvimento do Município é muito importante e significativo. Parabenizamos a Administração Municipal pela iniciativa”, disse.

Em seu pronunciamento, a prefeita Ivete Maria Kessler Burmann destacou que a criação da Galeria é uma forma de reconhecer todo o trabalho que garantiu a Catuípe ser o que é hoje. “Temos uma grande história e pessoas que participaram ativamente dessa construção. E essa homenagem é para lembrar e agradecer aqueles que fizeram parte da história do nosso município,” destacou a prefeita. “Queremos fazer do ano de 2015, um ano marcante, um momento de resgate histórico e de valorização de nossos antepassados. Um ano de diversas ações com objetivo de resgatar, preservar e valorizar a memória cultural, artística, costumes e tradições das pessoas que ao longo dos últimos 100 anos da colonização fizeram e fazem parte da vida do lugar que escolhemos para viver.” disse.

Ivete salientou ainda que “um povo que não preserva suas raízes é um povo esquecido de si mesmo, de sua história e de suas origens, sem legado a preservar ou a transmitir. Parabéns Catuípe! Parabéns povo catuipano! Vamos comemorar esta data com muito orgulho e alegria, pois “nossas raízes nos identificam e o presente nos fortalece.”

Fazendo ainda parte das homenagens, os ex-prefeitos foram agraciados com um mimo entregues pela prefeita, vice-prefeito José Luiz Dalsochio e o presidente da Câmara de Vereadores, ao mesmo tempo em que fizeram suas manifestações. Abrilhantando a noite, o grupo italiano de Catuípe “Itália D’qua,” realizou uma apresentação especial, seguido de coquetel.

Fotos/Texto: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Catuípe -20/05/2015

 

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

MENSAGEM 100 ANOS DE COLONIZAÇÃO

 Parabenizamos toda a comunidade catuipana pela passagem dos 100 anos de colonização do nosso município.

 Cem anos que representam superação, dedicação, integração e crescimento. Para aqueles que ficaram na história, nossos maiores agradecimentos por terem chegado até aqui e desbravado esta terra, crescendo perante as dificuldades e firmando os conceitos de honra, dedicação e respeito.

Para todos nós que continuamos na linha da história devemos volver ao sol nascente, recordar nossas origens e nosso legado. Parabéns a Catuípe, parabéns ao povo catuipano. Vamos comemorar esta data com muito orgulho e alegria!

Será um ano inteiro de ações com objetivo de resgatar, preservar e valorizar a memória cultural, artística, costumes e tradições das pessoas que ao longo dos últimos cem anos fizeram e fazem parte da vida de um lugar que escolhemos para viver. Queremos fazer de 2015, um ano marcante, um momento de resgate histórico e de valorização deste marco inicial de nosso Município.

Administração Municipal de Catuípe – 14/05/2015

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

O Centenário da Colonização de Catuípe

Muitos projetos foram elaborados e estão em andamento, muitos eventos serão realizados referentes a esta grande data histórica, ou seja, os “Cem Anos de Colonização de Catuípe.” As entidades civis, comerciais, agrícolas, industriais, prestadoras de serviços, profissionais de todos os setores e escolas estão motivadas para a celebração do centenário da colonização, pois há 100 anos, em 14 de maio de 1915 foi inaugurada oficialmente a Estação Ferroviária Rio Branco.

Comemorar o Centenário da Colonização de Catuípe é dar um mergulho na historia política da região das Missões no início do século XX e até do século anterior. Por ocasião do cinquentenário de Emancipação Política de Catuípe, o historiador catuipano Claudionor A. Savariz, no livro “Raízes Históricas e Cinquentenário de Catuípe 1961-2011” publicou que o início do povoamento aqui, neste rincão, remonta às raízes mais antigas vinculadas aos jesuítas espanhóis, depois noutra fase relacionada ao tropeirismo, para consolidar o povoamento deste lugar com a chegada do trem, em 1915. “É neste povoamento e a influência do trem que veio através dos anos constituírem condições a um novo lugar para um dia ter o perfil de ser comunidade. O trem tem substancial importância, porque, segundo Savariz, é a certidão de nascimento do povo Rio Branco, na antiga denominação “Rincão da Natureza”. E hoje é Catuípe, nossa querida cidade.

Será um momento festivo, de difusão de cultura, de congraçamento, um processo de vivência específica com o objetivo de dar a este agrupamento social denominado município de Catuípe uma identidade, de valorização dos pioneiros que fizeram acontecer. Também a preservação da memória passa pela preservação dos bens edificados, dos bem móveis e também dos usos e costumes de um povo, com vistas à sua unidade cultural.

Assim, constata-se que a preservação da memória é fundamental. Recuperar a memória de um povo é dar sentido e significação à sua existência anterior. Para tanto, é necessário conscientizar as pessoas sobre a importância desta lembrança. É através dela que haverá valorização, dar-se-á sentido, significado e permanência àquilo que aconteceu.

(Texto: Elisete Maria Cargnelutti Dalsochio) – 29/04/2015

 

___________________________________________________________________________________________________________________________

 

Catuípe se prepara para as comemorações do Centenário da Colonização

            A programação alusiva as comemorações dos “100 Anos da Colonização de Catuípe” com o slogan “Catuípe: nossas raízes nos identificam e o presente nos fortalece”, está sendo trabalhada por uma comissão formada por integrantes da Administração Municipal, do Conselho da Cultura, da Secretaria de Educação e demais colaboradores da comunidade.

            Segundo a prefeita Ivete Ivete Maria kessler Burmann, o Centenário da Colonização de Catuípe, que será comemorado no dia 14 de maio do corrente ano, é muito importante para a comunidade, pois traz o resgate das raízes e a valorização dos antepassados e da cultura, fazendo parte da trajetória que marca a construção do nosso município.       Segundo Ivete, fazendo parte das ações que serão desenvolvidas, há o projeto de restauração da antiga Estação Ferroviária que abrigará a Casa da Cultura, com a inauguração prevista ainda para este ano. A programação integra ainda a realização de um documentário contando a história da colonização para ser apresentado à comunidade e nas escolas, as quais também estão engajadas nas comemorações.  “Esta é uma oportunidade para que todos conheçam e vivenciem a história do município”, destacou a prefeita.

As atividades envolvem ainda distribuição de adesivos, banners, divulgação em rádios, jornais e demais meios de comunicação e, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Catuípe (ACIC), elaboração de vitrines temáticas. Integrando os eventos, será realizada a solenidade de inauguração da “Galeria dos Ex-Prefeitos”, na Prefeitura Municipal, seguido de Sessão Solene em homenagem aos ex-prefeitos e comemoração do Centenário da Colonização na Câmara Municipal de Vereadores.

 Toda a comunidade está convidada a participar das comemorações, contribuindo com depoimentos, registros históricos, fotos e demais ações que possam fazer o resgate histórico da colonização do nosso município. A programação completa das atividades alusivas a data será divulgada nos próximos dias. Mais informações na Secretaria de Educação ou pelo telefone 3336-1840.

(Assessoria de Imprensa /Prefeitura Municipal de Catuípe – 16/04/2015)