Prefeito Baroninho participa da solenidade de posse da Reitoria da UFSM

Em solenidade realizada na manhã de quinta-feira (04), no Centro de Convenções da UFSM, o reitor, Paulo Afonso Burmann, deu posse ao vice-reitor, Luciano Schuch, aos pró-reitores e demais cargos de direção para a gestão 2018-2021 da Universidade Federal de Santa Maria.

Burmann já havia tomado posse como reitor em solenidade oficial no dia 26 de dezembro, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, após o decreto com sua nomeação para seguir à frente da Universidade por mais quatro anos ter sido publicado no Diário Oficial da União, no dia 22 de dezembro.

A solenidade, que também teve apresentação musical, foi prestigiada por autoridades políticas, civis, militares e religiosas, gestores de universidades, os ex-reitores da UFSM Odilon Marcuzzo do Canto e Paulo Sarkis, membros da comunidade acadêmica, imprensa e convidados.

O município de Catuípe esteve representado pelo Chefe do Executivo Municipal Joelson Antônio Baroni e pelo vereador Rodolfo Antônio Burmann. O reitor é natural de Catuípe.

Em seu discurso de posse, relembrou o nome daqueles que foram seus professores na escola primária em Catuípe: Jocelina Desconzi da Costa, Joaquina Marchezan, Aldair Benetti Moreira e Suzana Marchezan, as três últimas já falecidas. Jocelina esteve presente no evento acompanhada da filha, e se emocionou com a fala de seu ex-aluno, hoje reitor de uma das dez maiores universidades do Brasil. “Essas pessoas me conduziram com sua competência e dedicação ao caminho da educação formal. Foram incansáveis professoras, num tempo de muitas dificuldades e poucos recursos. Guardo na memória o carinho, a ternura, o domínio da sala de aula e a paixão pelo que faziam”, ressalta.

Paulo Burmann também homenageou seus pais, Adir Milton Burmann e Adélia Burmann, que morreu em junho do ano passado. O reitor afirmou que, se os dois estivessem vivos, estariam presentes na cerimônia e “certamente sentiriam muito orgulho da Universidade na qual se formaram seus filhos. Minha mãe, excepcional, grande e corajosa mulher que enfrentou toda a sorte de dificuldades e injustiças ao lado de um colono que ousou colocar suas qualidades e liderança a serviço da sua comunidade num dos períodos mais duros e injustos da nossa história recente. Junto com meu pai, em algum lugar estão acompanhando os destinos da Universidade pela segunda vez”, destacou o reitor.

“Aproveito para agradecer à minha companheira Elaine de 35 anos que me proporcionou, entre tantas coisas boas nesta vida, nossas duas filhas e nosso filho. Muito obrigado por me compreenderem e me incentivarem a persistir neste caminho da humanização das nossas ações dentro e fora da Universidade”, salientou.

Paulo Burmann e Luciano Schuch venceram a consulta à comunidade universitária para reitoria da UFSM com 51,94% dos votos válidos, o equivalente a 5,8 mil votos. A consulta foi realizada entre os dias 27 e 28 de junho de 2017, envolvendo cerca de 12 mil votantes, entre técnico-administrativos, professores e estudantes. Três chapas concorriam na disputa.

Paulo Afonso Burmann é graduado em odontologia pela UFSM, com mestrado em odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), e doutor em materiais dentários, por essa universidade. Professor titular do Departamento de Odontologia Restauradora da UFSM, coordenou o curso de graduação entre 1995 e 1997 e entre 1999 e 2005. Também presidiu a Comissão de Pós-Graduação da Odontologia, que criou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas. Compõe o corpo editorial e atua como revisor de artigos científicos junto às revistas Ciência Odontológica Brasileira (Brazilian Dental Science), Brazilian Oral Research, Clínica International Journal of Brazilian Dentistry e Revista Brasileira de Prótese Clínica & Laboratorial.

WhatsApp Image 2018-01-08 at 11.23.03 (Copy)