Administração Municipal de Catuípe, e a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo o Programa Municipal de Educação Fiscal, através do Projeto Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, desenvolvido nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. O município de Catuípe, é um dos municípios, que se destacou mais uma vez em primeiro lugar com pontuação máxima, em ações desenvolvidas pelas Escolas Municipais Girassol e Ulisses Salazar, isso é o resultado de um trabalho interdisciplinar desenvolvido em todas as áreas do conhecimento alinhados com Base Nacional Comum Curricular, ressaltando aos alunos e educadores a sua participação ativa, efetiva, comprometida, com qualidade e compromisso, conscientes do papel de cada cidadão nas atividades aplicadas do Programa Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha.
Nesse sentido a Secretaria Municipal de Educação apresentou para o mês de junho uma Proposta de Reorganização das Escolas e Calendário Escolar da Rede Municipal, com o objetivo de desenvolver o Projeto Programa Municipal de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, aplicando a todos os Educandários da Rede Municipal, desde a Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais com o tema “Educação Fiscal”. Este é um assunto de grande relevância quando se quer formar cidadãos conscientes para exercício de sua cidadania, que valorizam suas raízes, exigindo seus direitos, mas também cumprindo com suas obrigações.
O Projeto será desenvolvido pelas Escolas da Rede Municipal, através de metodologias diversificadas que possam favorecer a divulgação, adesão dos pais ao Programa Nota Fiscal Gaúcha e a aprendizagem dos educandos. Os professores encaminharão um caderno pedagógico e atividades à distância, como textos, pesquisas, leitura, produção de textos, contação de histórias, paródias, vídeos e materiais diversos para que os educandos vivenciem os conhecimentos iniciais sobre a Educação Fiscal. As ações e as atividades específicas de cada escola, devem ser registradas e divulgadas para posterior avaliação do PIT (Programa de Integração Tributária).
“A Educação Fiscal considera um conjunto de ações mediante as quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos e atitudes, voltados ao planejamento, à gestão e ao controle dos recursos públicos, de forma responsável, com base na corresponsabilidade, visando o bem comum, a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade social que vai contribuir com as atividades escolares nesse mês de junho”, destacou a Secretária Municipal de Educação Silvia Rejane Sfalcin.
Lembramos que comprando no comércio de Catuípe você tem participação nas conquistas e no desenvolvimento do município. Para participar do Programa o contribuinte deve cadastrar-se no Programa e solicitar o CPF na emissão do documento fiscal, assim passa a concorrer aos sorteios mensais. Cadastra-se no site https://nfg.sefaz.rs.gov.br ou Prefeitura Municipal de Catuípe.
O objetivo é despertar para consciência cidadã participativa, consciente, responsável e mobilizar pais, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar, conscientizando sobre a importância de exigir nota fiscal no momento de aquisição do produto que lhe é vendido nos estabelecimentos comerciais de nossa cidade, afinal esse é um direito de todo cidadão e uma forma de valorizar o que é nosso, ganhar prêmios e juntos, mesmo distante aprendemos cada vez mais.