O município de Catuípe através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Catuípe, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial, Brigada Militar e também com apoio de empresas e Sindicatos, possibilitou a implantação do cercamento eletrônico do município.
Nesta terça-feira (27) às 10 horas aconteceu junto a Brigada Militar a solenidade com a presença de autoridades do município o ato inaugural do Sistema de cercamento eletrônico.
Ao todo foram instaladas em torno de 40 câmeras em todas as entradas do município, interior e cidade com monitoramento 24 horas, ampliando o sistema já existente, trazendo mais tranquilidade e segurança à população catuipana.
O ato contou com a presença do Prefeito Municipal de Catuípe Joelson Antônio Baroni, Vice-Prefeito Rodolfo Antônio Burmann, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rubian Konageski Presidente da ACIC Aildo Hélio Antunes, 1º Tenente do Pelotão da Brigada Militar de Catuípe Aurimar Ferreira de Melo, Tenente Coronel Edson Dalla Flora Goes que reponde interinamente pelo Comando regional CRPO Missões, Capitão Plovilac Comandante do 29º DPM, empresários e demais apoiadores deste projeto.
O Prefeito Municipal de Catuípe Joelson Antônio Baroni comentou “este sistema de cercamento eletrônico era um anseio da nossa comunidade, sendo a segurança pública tão importante quanto outros serviços essenciais, e o envolvimento de todos foi fundamental para que o objetivo fosse alcançado e hoje nossa comunidade do interior e da cidade conta com este meio de segurança” destacou o prefeito. E finalizando sua fala parabenizando o Comando da Brigada Militar, a ACIC, Câmara de Vereadores, enfim, todos os parceiros que se engajaram e juntos hoje entregamos mais este importante projeto pensado na segurança da população.
Ao todo foram investidos R$ 184.750,00 em equipamentos de videomonitoramento, valores estes dos parceiros do projetos que são: Associação Comercial e Industrial de Catuípe, Prefeitura Municipal de Catuípe e Câmara de Vereadores, recursos da FEICAT, Sicredi, Banco do brasil, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Posto Burmann, Produtor Garzela, C.Vale, Camera, Três Tentos, Cotripal, Blocos de Concreto, Escritório Possobon, Lions, Brigada Militar, Demovélli, Fórum de Catuípe e agricultores.
De acordo com o Comando da Brigada Militar o sistema de cercamento eletrônico é uma ferramenta que, além de coibir a criminalidade, auxilia na identificação e recuperação de veículos em situação irregular. Tais veículos ao passarem por uma câmera do sistema, é emitido um alerta sobre a irregularidade na central de videomonitoramento, e imediatamente repassado para a guarnição da Brigada Militar mais próxima do fato.
No sistema são verificados, em tempo real, os seguintes indicadores: Não quitação de IPVA, licenciamento vencido, alerta furto/roubo, veículo clonado, baixado e com restrição.
(Por Robespierre Ferrazza)