A estiagem que vem afetando a agricultura da nossa região está refletindo em grandes perdas para o setor agropecuário. A situação fez com que o Prefeito Municipal de Catuípe Joelson Antonio Baroni convocasse nesta terça feira dia 10/01/2023 uma reunião para avaliar os efeitos da estiagem.
A situação da estiagem em Catuípe vem sendo monitorada desde o início do mês de novembro e no dia 09 de janeiro nesta reunião no Gabinete do Prefeito com Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-ASCAR, Conselho Agropecuário foi debatido possíveis soluções para amenizar os impactos causados pela estiagem e que vem trazendo prejuízos ao município.
Foi realizado um relato por parte das entidades presentes, com referencia a situação das principais culturas e pecuária do município, constatado que os maiores prejuízos estão na cultura do milho destinado para silagem, com mais de 70% de perdas, tanto em quantidade como qualidade, fator esse que preocupa os produtores de leite pois ocasionara o aumento do custo de produção, em relação ao milho destinado a produção de grãos, as perdas não são tão expressivas, considerando que a maioria dessas plantações são irrigadas, a cultura da soja devido estar em sua maioria no período vegetativo considerou-se ainda cedo para avaliar perdas mais expressivas.
Cabe ressaltar que em decorrência de estar a 3 anos com baixos índices pluviométricos, existe a preocupação em relação aos mananciais de águas; rios, pequenos córregos, açudes e nascentes, pois a cada dia que não acontece chuvas expressivas vem diminuindo o volume, podendo ocasionar falta de águas em muitas propriedades do município.
Ficou acordado, se caso não ocorrerem chuvas nos próximos dias será realizado nova reunião para nova avaliação e possível encaminhamento do decreto de emergência