Aconteceu na tarde de ontem , 22 de março, a reunião do Comitê de Combate a Dengue, nas dependências da Secretaria da Saúde, reunindo importantes setores para discutir as ações e pontuar a situação atual do município de Catuipe em relação a infestação do mosquito Aedes Aegypti , os riscos sanitários e a preocupação em evitar a contaminação da população pelo vírus da Dengue.
A vigilância epidemiológica do município destacou que em se tratando de criadouros, a preocupação é diferente em cada território de saúde, no nosso caso neste momento o alerta é sobre piscinas sem tratamento, pequenos recipientes ( potes, tampinhas, frascos de bebidas, pequenos vasilhames) acumulados em pátios como lixo , caixas dágua ou outros pequenos reservatórios sem tampa. Sabemos que falar sobre eliminar estes criadouros tem sido um assunto diário.
O Secretário de Saúde Vilmar Fucilini, de acordo com as discussões geradas sobre análise do território municipal e os dados observados em cenário regional, organiza em caráter de alerta a população, algumas ações imediatas de orientação e prevenção, como chamado a população catuipana a participar deste combate ao mosquito, evitando surtos de infestação e a contaminação da comunidade pela doença.
Nesta sexta-feira, 24 de março , durante o dia acontecerá Blitz de orientação contra a Dengue em alguns pontos da cidade, com vários profissionais de saúde.
Pela manhã, profissionais de saúde farão entrevista na radio local para falar sobre a situação atual de Dengue na região e o que podemos fazer para que ela não chegue até nós.
Nos próximos dias as Escolas serão visitadas para conversar com os estudantes sobre o combate contra a Dengue.
A administração Municipal de Catuípe através de todas as suas secretarias estão engajadas de forma a garantir a vigilância pela saúde de nosso município, por isso convidamos para que cada cidadão contribua fazendo a sua parte, elimine as tampinhas, fure os recipientes que possam estar acumulando água, invista em manter o tratamento de sua piscina, vire os vasilhames de boca para baixo, tampe os reservatórios. É momento de nos garantir no cuidado um pelo outro, todos juntos contra a Dengue.
